segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O que houve de bom? - 1º COM.MODA

Meu último sábado foi totalmente voltado para um misto de Jornalismo e Moda: pela manhã tive que trabalhar (para quem não sabe, sou estagiária do G1 ES), a tarde fui ao COM.MODA, primeiro evento capixaba sobre comunicação e moda, e a noite fui ao Monange Dream Fashion Tour para fazer uma cobertura para o G1.

O Monange rende um post a parte, vou escrever primeiro sobre o COM.MODA, que me surpreendeu bastante.

O evento foi todo organizado por graduandos do curso de Comunicação Social da Ufes, meus coleguinhas, por isso faço questão de puxar a maior sardinha. Três palestrantes foram convidados a se apresentar, contar suas experiências no assunto e instruir os amantes da moda. 


O primeiro tema foi "O mercado de moda do Espírito Santo", apresentado pelo gerente marketing Rellyson Guerra da marca Presidium. Ele focou no ponto de vista de um gerente de marketing de marca capixaba sobre o cenário atual e o relacionamento com clientes e formadores de opinião via redes sociais. "A forma como você lida com a imagem da marca é essencial. Tudo tem que parecer perfeito", disse o empresário.

Logo após, foi a vez do diretor executivo da Revista Hype, Tiago Feliz, que explicou como funciona o mercado para jornalistas de moda no Espírito Santo, investimento em anúncios dos departamentos de marketing capixabas e projetos relacionados ao tema. Ele também contou um pouco da história da Hype.

Além disso, ele exemplificou brevemente sobre os blogs que abordam a moda como tema principal. "Exclusividade do conteúdo é primordial. Você deve ser o primeiro em tudo. Ser formador de opinião é diferente de repassar informação", explicou Tiago.

O terceiro palestrante foi o blogueiro do Style-a-Holic, Marcos Eduardo Altoé, que também é colunista da Revista AG, stylist e assessor de imprensa. Ele abordou o ponto de vista de quem não é formado em moda ou comunicação, mas trabalha e respira moda através dos blogs. "Ao invés de transmitir uma mensagem pertinente, os blogs de moda criam uma comunicação com funcionalidade e conteúdo relevantes", disse.

Esse tema foi o que mais me interessou, pelo motivo mais óbvio, não? Marcos Eduardo falou, basicamente, sobre quatro tipos de blogs: 

- Blogs Inspiração: são termômetro de tendências e divulgação do novo. Exemplo: Modices.

- Blogs de estilo pessoal: publicação de looks, achados de moda, roupas e marcas de maior consumo. As pessoas se identificam com esse tipo, são os blogs mais lidos e procurados. Exemplo: Hoje Vou Assim.

- Blogs de street style: criam conteúdos exclusivos a partir da cobertura de eventos e estilos de rua. É o estilo real, verdadeiro, que foi das ruas para as passarelas. Exemplo: LookBook.nu e The Sartorialist.

- Blog editorial: é um pouco de todos os tipo de blogs de moda descritos acima. Dicas, novidades, opiniões e uma visão independente sobre o assunto, resultando em um grande número de informações. Exemplo: Style-a-Holic.

Ao final, foi realizada uma mesa-redonda com os três palestrantes. 

O segredo dos bons blogs:
Compartilhar informações e opiniões pessoais com uma linguagem próxima à realidade, para provocar a sensação de um conversa entre amigos. A receita Informação + Serviço + Entretenimento funciona muito bem. 

O resultado disso é uma revolução no mercado da moda, democratização das informações - velocidade e acessibilidade - e acesso direto à nova geração via blogs. Os blogueiros de moda são convidados a cobrir importantes eventos, ganham produtos de grandes marcas para que possam usá-los e escrever uma publicação no blog. Podemos dizer que eles viraram web-celebridades.


Para fechar o post, gostaria de mostrar os brindes que todos os que foram ao COM.MODA ganharam.









3 comentários:

  1. Fico feliz que você curtiu o evento, Juliana! Parabéns pelo blog, e sucesso para a blogosfera!

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  2. AMEIiii
    muito bom o post!
    =D


    me passa o link que vc escreve no G1 ES juuuh

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