terça-feira, 9 de agosto de 2011

Controle Remoto - The Tudors

Por indicações da minha amiga Lila, comecei a assistir The Tudors faz alguns meses e me apaixonei completamente pelo enredo. Quem nunca estudou a criação da Igreja Anglicana pelo rei Henrique VIII nas aulas de história? Era uma das minhas partes favoritas, sempre me encantei pela história da realeza britânica e pela maneira como Ana Bolena conseguiu driblar o rei, fazer ele criar uma outra religião só para que ela se tornasse rainha.




O que eu não sabia era a história depois da morte de Ana Bolena, quando o rei tem mais quatro esposas! E um monte de amantes. Sério, uma vida que eu não queria pra mim é essa de rainha: chifruda conformada, sirvo pra isso não, mesmo com todo o glamour e riqueza da corte.

A série conta com quatro temporadas, sendo a 1ª, 2ª e 4ª com dez episódios e a 3ª com oito, com quase uma hora de duração cada um. As duas primeiras temporadas ficam por conta de contar a fundação da Igreja Anglicana, o fim do casamento de Henrique VIII com Catarina de Aragão, o casamento dele com Ana Bolena e a morte desta segunda esposa, a mando do próprio rei. As outras temporadas contam as histórias dos relacionamentos com as outras esposas.

Elenco da primeira temporada


O chato foi que comecei a assistir a série depois que voltei da minha viagem a Londres. Se eu tivesse visto antes, poderia ter ido a muitos outros lugares históricos. Ainda assim é fascinante perceber que já estivem em alguns, como no Palácio da Corte de Hampton, em Surrey, subúrbio de Londres, uma das residências reais de Henrique XVIII. Foi lá que a terceira esposa, Joana Seymour, deu à luz ao rei Eduardo VI, e também aonde o rei trancafiou sua quarta esposa, Catarina Howard, depois de ser acusada de adultério.



Não vou falar sobre todos os personagens, porque são muitos, vou me prender somente ao rei e as esposas.

Rei Henrique VIII

Reinou durante quase 40 anos, de 1509 até sua morte, em 1547. Foi uma figura marcante na história, ficando famoso por ter se casado seis vezes e por ter exercido o poder mais absoluto dentre todos os monarcas ingleses: rompeu com a Igreja Católica, tornando-se líder da nova Igreja Anglicana. Possuía muitas amantes. No fim de sua vida, tornou-se muito obeso e provavelmente faleceu de diabetes tipo II. Foi enterrado no castelo de Windsor ao lado de Joana Seymour, sua terceira esposa.









Catarina de Aragão
Foi princesa da Espanha e, mais tarde, primeira esposa do rei Henrique VIII. Antes disso, Catarina se casou com o irmão do rei, Artur Tudor, príncipe de Gales, que faleceu pouco tempo depois de tuberculose. Catarina e Henrique VIII ficaram noivos quando ela tinha 16 anos e ele apenas 11. Quando o rei completou 18 anos e foi coroado, eles se casaram, mas a rainha não conseguiu dar um herdeiro homem para ele, apenas a princesa Maria I. Preocupado com a sucessão, Henrique XVIII usou o texto encontrado em Levítico, de que se um homem se casar com a mulher do irmão, o casamento seria estéril, para anular seu casamento e se casar com a amante, Ana Bolena. 








Ana Bolena
Na minha humilde opinião, a diva da história. Tornou-se amante do rei e fez sua cabeça para que rompesse o casamento com Catarina de Aragão e se casasse com ela, mesmo que isso significasse romper com a própria Igreja Católica. O que não foi tão difícil, em épocas de Reforma Protestante na Europa. Henrique VIII nutria uma paixão incondicional por Ana, e juntos tiveram uma filha, a futura rainha Elizabeth I. mas Ana não foi capaz de dar ao rei outros herdeiros. Em 1536 foi presa na Torre de Londres, acusada, juntamente com seu irmão, de adultério, incesto e alta traição. Ela foi decapitada alguns dias depois. Enquanto isso, o rei já estava para ficar noivo da terceira esposa, Joana Seymour.






Jane Seymour
É considerada a verdadeira esposa do rei, por ter conseguido dar à luz a um herdeiro homem, mais tarde conhecido como o rei Eduardo VI, Joana Seymour era o posto de Ana Bolena: séria, formal e não tinha amizades masculinas. Foi dama de companhia das duas primeiras rainhas e, em seguida, amante do rei e esposa. Ela conseguiu reunir novamente o rei com sua filha mais velha, Maria I, que se negava a aceitar as condições de vida escolhidas pelo pai por ser muito católica. Joana morreu poucos dias após o parto difícil do filho, no Palácio de Hampton. O rei decretou vários dias de luto na corte e organizou-lhe um funeral monumental no Castelo de Windsor.









Ana de Cleves

Após a morte de Joana, o rei sentiu a necessidade de se casar novamente. O nome mais cotado foi o de Ana de Cleves e, após Henrique VIII verificar sua aparência em uma pintura, o que o agradou muito, decidiu que iria tomá-la como esposa. Entretanto, o retrato representava Ana mais bela do que ela realmente era: ela tinha o rosto coberto por cicatrizes de varíola. Isso desgostou o rei, mas ainda assim ele se casou com ela. O casamento foi anulado seis meses depois, por não ter sido consumado. O rei então se casou com uma das damas de companhia de Ana, Catarina Howard, uma jovem de apenas 15 anos que já era sua amante.







Catarina Howard
Quinta esposa do rei e prima de Ana Bolena. Quando tornou-se dama de companhia da então rainha Ana de Cleves, o rei caiu de amores por ela. Os dois se tornaram amantes e então ela se tornou rainha. Entretanto, Catarina não encontrou felicidade no casamento, e tomou como favorito o cortesão Thomas Culpepper, com quem trocava cartas. Sendo descoberta, foi acusada de adultério, repudiada, trancada no Palácio de Hampton e depois executada na Torre de Londres.












Catarina Parr
Ficou viúva duas vezes antes de se casar com o rei. O relacionamento foi conturbado, mas Catarina conseguiu que o rei se reaproximasse de suas duas filhas, Maria I e Elizabeth I, dadas como bastardas desde que Eduardo VI havia nascido. Era uma mulher culta e intelectual. Após a morte do rei, casou-se com Tomás Seymour, irmão de Joana Seymour.















É importante avisar que a série é coberta de cenas de sexo, já que a vida dos persnagens era muito promíscua na época. Ela chegou ao final em junho de 2010 e era exibida pelo cana Showtime.

3 comentários:

  1. AMO AMO AMO essa série q descobri ao acaso. E pra mim, Ana Bolena é a melhor mesmo hahaaa

    ResponderExcluir
  2. Muito boa mesmo essa série, o figurino e as imagens são lindas. Assisti apenas o inicio da 1ª temporada, mas quero continuar

    ResponderExcluir
  3. Ótima série, e com certeza, Ana Bolena foi a diva da história, uma mulher que naquela época, conseguia ser superior ao homem. Natalie Portman é maravilhosa representando-a no filme "A Outra", vale a pena ver.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...