quinta-feira, 28 de julho de 2011

Mochilão - cidade do Porto, Portugal

O Mochilão de hoje vai para Portugal. To inspirada porque a família de uma das minhas tias está lá e era pra minha família ter ido tbm, se meu pai não tivesse ido pro Paraguai fazer doutorado. 

Fui a Portugal em janeiro deste ano, com minha tia Leônia, que tem casa na cidade de Matosinhos, norte do país. Chegamos a visitar quatro cidades; é tudo muito juntinho e dá pra ir de uma cidade a outra em poucos minutos utilizando o metro (o metrô de superfície de lá), que é bem baratinho.

Enfim, hoje vou escrever sobre a cidade do Porto, a maior do norte de Portugal. As construções são linda e tudo bem antigo. Sabe aqueles azulejos da abertura de "A Padroeira" que contavam uma história? No Porto nos deparamos várias vezes com paredes e igrejas cobertas com esses azulejos, ilustrando histórias do povo ou simplesmente momentos. Na Estação de São Bento, por exemplo, tem um grande quadro feito com eles, contando sobre a conquista de Ceuta.

A cidade é muito comercial. Lojas e mais lojas vão brotando ao longo do caminho, e na época que eu fui todas estavam em promoção. Os atendentes dos estabelecimentos são um simpatia, assim como a maioria das pessoas que conversei. Os portugueses costumam se referir aos brasileiros como irmãos, achei uma fofura.

E a comida? Muito gostosa e extremamente barata, me apaixonei pelos pastéis de nata e o pão-de-ló portugueses. Lembro que um dia fui tomar café da manhã com minha tia e comi a vontade, quando ela pediu a conta disse que tinha dado 4 euros. Eu, acostumada a pagar caro pelas coisas no Brasil, ainda assim achei e barato e falei que pra mim estava ótimo 4 euros para cada uma. Foi quando ela falou que esse era o valor da conta toda!

Só uma coisa me decepcionou: com tantas lojas na cidade, encontrei nenhum que vendesse souvenirs, lembrancinhas de viagem como imãs de geladeira, chaveiros, miniaturas e outras bobeirinhas que a gente adora comprar quando visita algum lugar especial. Tive que comprar no aeroporto, pagando o olho da cara!






E observem que vista maravilhosa da cidade de Vila Nova de Gaia. Apenas uma ponte e o Rio Douro separam esta cidade do Porto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...